Você já se sentiu sobrecarregado com a responsabilidade de guiar, ensinar ou liderar outras pessoas? Você não está sozinho.
Seja como líder, pai/mãe, educador, muitos que ocupam posições de influência sentem o peso de serem a fonte de respostas e soluções. Mas e se eu te dissesse que há uma forma de aliviar essa carga enquanto fortalece aqueles ao seu redor?
A armadilha da liderança direcionadora e da liderança complacente
Muitos líderes caem na armadilha de pensar que precisam ter todas as respostas. Eles se sentem obrigados a carregar o mundo nas costas, tomando decisões por todos e resolvendo cada problema que surge. Chamo isso de liderança direcionadora.
Já outros líderes e pais se sentem frustrados, por acreditarem que sua grande meta é manter a harmonia entre a equipe/família. Por isso, evitam se desgastar com as pessoas e praticamente não confrontam o baixo comprometimento e desempenho. É o que eu chamo de liderança complacente. Ela acontece em todos os lugares, mas é especialmente encontrada em igrejas e em algumas famílias.
Ambos os tipos de liderança não só criam um fardo insustentável, como também limitam o crescimento daqueles que você está tentando ajudar. Se tudo depende de você, como seus liderados, filhos ou pupilos vão aprender a pensar e agir por si mesmos? Se você não os confronta e cobra atitude, como explorarão seu potencial e se tornarão líderes?
Acredite em mim: as pessoas não vão “se tocar” nem vão mudar sozinhas!
Para você ver mudanças na sua realidade, precisará ser intencional em mudar a realidade da sua equipe e família!
A liderança transformadora é o caminho para aliviar sua sobrecarga. Em vez de se sentir na obrigação de assumir as decisões e ficar apontando caminhos, você deve focar sua energia em fortalecer a identidade das pessoas e em gerar autonomia.
Sua sobrecarga pode ser um fardo ou uma alavanca para a mudança
Você escolhe qual das duas atitudes vai tomar, mas se você escolher usar sua sobrecarga como alavanca, vai ver como ela está te alertando e impulsionando a mudar sua estratégia como líder ou pai.
Use sua frustração e indignação das coisas como estão para mudar de atitude! Pare de focar nas respostas de curto prazo e comece a ver seu impacto no longo prazo.
Comece a ensinar os outros a pensarem por si mesmos, desenvolverem suas próprias habilidades e assumirem a responsabilidade por suas próprias decisões. Isso não só alivia a pressão sobre você, mas também cria uma cultura de crescimento contínuo.
Autonomia é o verdadeiro poder do líder.
Quando você empodera aqueles ao seu redor para tomar decisões e resolver problemas, você não só libera seu tempo, mas também cria um ambiente onde todos podem crescer.
O verdadeiro equilíbrio está na liderança transformadora, onde você guia as pessoas a descobrirem seu próprio caminho, a partir de uma identidade fortalecida.
Fortalecer a identidade é crucial
A base de toda liderança transformadora é uma identidade forte. Quando você sabe quem é e quais são os seus valores, você lidera com clareza e propósito. E o mesmo vale para aqueles que você lidera: quando se apropriam de quem são (e no caso de cristãos, compreendem no coração que são filhos de Deus), se tornam seguros, responsáveis e multiplicadores de transformação.
Identidade precede performance.
Fortaleça a identidade deles primeiro, e você verá que as decisões da equipe se alinharão passo a passo com essa identidade, resultando em escolhas mais sábias, eficazes e produtiva para o grupo.
Agora é com você! Comece despertando a autonomia
Na próxima vez que se sentir sobrecarregado, resista à tentação de resolver o problema sozinho. Em vez disso, desafie a pessoa que veio até você com uma pergunta que a faça pensar, que a leve a encontrar sua própria solução.
Lembre-se sempre que seu papel é gerar novos líderes, não seguidores. Para líderes, isso significa formar liderados melhores que entraram em sua equipe, preparados para liderarem de forma transformadora também. Para pais, é formar adultos seguros, responsáveis e corajosos de agir contra o senso comum, levando adiante a missão que Deus deu para eles.
E a única maneira de você fazer isso é dando às pessoas ao seu redor as provocações certas para crescerem.
Se você quer uma liderança que não só alivia sua carga, mas que também fortalece as pessoas ao seu redor, comece hoje mesmo a praticar a liderança transformadora. Fortaleça a identidade, gere autonomia, e veja como sua influência cresce enquanto sua sobrecarga diminui.
Até a próxima!
Quando você estiver pronto para dar o próximo passo, existem 3 formas que posso te ajudar hoje:
- Conversas que Transformam: Fundamentos do Coaching Cristão – meu método que te mostra passo a passo como fortalecer a identidade e despertar o potencial das pessoas. Você receberá ferramentas para estruturar conversas que geram transformação reais naqueles que você ama, lidera ou influencia. Para líderes, pais, educadores e todos que apoiam outras pessoas em seu crescimento.
- Líder Coach IOPAM ® – O verdadeiro líder é capaz de liderar a si mesmo, deixar legado desenvolvendo pessoas e definir e perseguir a missão e visão de sua equipe e organização. Aprenda como dominar as 3 vertentes inerentes da liderança formal. Perfeito para quem ocupa cargo de liderança no mundo corporativo ou ministerial.
- Mentoria Vocacional Se você está buscando um direcionamento na vida, carreira ou ministério, essa mentoria é para você. Vamos trabalhar juntos de forma personalizada para fortalecer sua identidade, criar um plano de posicionamento profissional ou ministerial e intencionalizar seus relacionamentos. Tudo isso com base em princípios cristãos para que você lidere com impacto e propósito.
0 comentários