Escolha uma Página

Vivendo pelos seus valores

por dez 21, 2021Blog0 Comentários

Valores são os princípios absorvidos e desenvolvidos por uma pessoa ao longo da vida, influenciados pelo exemplo dos pais, da cultura, dos relacionamentos, etc. e que determinam suas atitudes, pensamentos e sentimentos. É o que se acredita e valoriza.

Entre as variáveis que formam a identidade de uma pessoa, os valores são uma das mais importantes. Somos reconhecidos pelas nossas atitudes, ideais, postura e isso nada mais é do que um reflexo do que acreditamos.

Pessoas que conhecem claramente os seus valores e vivem por eles de forma consciente e intencional, são as que encontram coerência entre o que acreditam e fazem, se sentem mais seguras para tomar decisões e são mais assertivas em fazer a diferença na vida de outras pessoas onde quer que estejam.

Viver por seus valores quer dizer que as suas atitudes são conscientes e intencionais para honrá-los. É deixar um legado que influencie e inspire outras pessoas, a começar pela sua família. Quer dizer ainda, que não procurará desculpas para agradar pessoas e se conformar com o acaso. É pagar o preço por assumir sua identidade e manter a integridade do que acredita.

Valores são princípios morais que governam as nossas decisões.

Por outro lado, pode existir a incongruência entre o que a pessoa acha que valoriza e o que o seu comportamento expressa que valoriza. A vida automática que a maior parte das pessoas leva, principalmente em grandes cidades, faz com que idealize a ética e o caráter, e até mesmo a noção do que é certo ou errado para si; mas não existe necessariamente a prática do idealizado.

Pense nos grandes nomes da humanidade: Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela; na Bíblia temos José do Egito, Daniel, Paulo, entre outros, e principalmente, nosso mestre Jesus Cristo. Todos eles honraram o que acreditavam. Sabiam como deviam agir, porque estava claro o que consideravam importante – faziam o que precisava ser feito para honrar sua ética, seu caráter e seus valores.

Mas saiba que honrar seus valores requer coragem e diligência!

Sabe aquela sensação de saber o que precisa ser feito e agir da forma certa? Sentir tranquilidade e paz consigo mesmo? É nestes momentos que você está honrando seus valores.

Faça isso com uma frequência tal que você seja reconhecido pelas pessoas por quem você é de verdade. Coloque seus valores a serviço da pessoas e do que realmente importa.

Deus não fez em você ‘só mais um’ ser humano. Ele criou cada pessoa com um conjunto único de características que a torna especial – deu identidade. Deu ainda a sensação de prazer e felicidade sempre que atua dentro da identidade dada por Ele.

Quanto aos valores que você honrará, essa é uma escolha sua. Viva conscientemente. Seja a melhor versão de você mesmo.

“Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir-se a si mesmo”?

Lucas 9:23-25

Esperamos que este material tenha ajudado você a refletir com profundidade e tomar decisões importantes para a sua vida. 

Se tiver comentários ou dúvidas, não deixe de nos enviar aqui nos comentários.

Nós, do Resonare estamos sempre criando conteúdos práticos para viver a partir das lentes da Bíblia.

Amamos participar da sua jornada e fazemos isso pelas mídias sociais, por este Blog e pelos nossos cursos. Para conhecê-los, clique aqui. Será uma alegria caminhar mais pertinho de você.

Se você foi abençoado com esse texto, compartilhe com seus amigos e comente abaixo os seus aprendizados.

Que Deus te abençoe!

Posts Relacionados

O jeito certo de liderar

O jeito certo de liderar

Liderar pessoas é uma das missões mais nobres que você pode exercer! Já parou para pensar sobre o impacto que você pode causar na vida das pessoas e ao mesmo tempo o resultado que pode gerar para as organizações – sejam igrejas, empresas, ONGs? Por outro lado, “com...

Como unir fé e trabalho?

Como unir fé e trabalho?

Depois de um domingo abençoado, cheio de comunhão na igreja e mensagens que te consolam ou exortam, finalmente chega a segunda-feira. O dia mais temido entre os trabalhadores! Uma verdadeira quebra daquele clima espiritual do fim de semana. Começa mais uma semana de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.