8 Dicas para Atravessar a Crise de Forma Saudável

por Maio 12, 2020Blog0 Comentários

O mundo está cada vez mais incerto e menos previsível. A certeza mais clara que temos é que o mundo está mudando.

Até aqui não é tão novidade. A questão é que a COVID-19 acelerou uma série de mudanças globais desde as tarefas básicas do dia-a-dia, como compras no mercado, até a forma como nos relacionamos, trabalhamos e somos igreja.

Soma-se a isso os problemas políticos, econômicos e sociais que o mundo já enfrentava e que, embora agravados pela situação da quarentena, permanecerá mesmo depois que ela acabar.

É, ainda temos muitos desafios pela frente! Tudo isso tem nos exigido uma capacidade de adaptação e resiliência sem precedentes na maior parte das pessoas em nossa geração (dos jovens aos idosos).

Por isso é tão importante ampliar a visão, olhar o quadro mais geral para estar preparado para chegar ao final de tudo isso com saúde – e ajudar outros a fazerem o mesmo.

 

Você está se preparando para uma corrida de 100m ou para uma maratona?

 

Cada modalidade do atletismo exige um preparo diferente de seus atletas.

Uma corrida de 100 metros, por exemplo, exige treinamento de força e explosão. Porque terá alto consumo de energia e oxigênio concentrados. Você praticamente não precisa poupar a energia – pode gastar tudo de uma vez na largada porque a corrida é curta e rapidamente terá a oportunidade de se recuperar do alto esforço.

Já uma maratona, que tem 42 quilômetros, exige treinamento para ganhar resistência física e saber administrar o gasto de energia (não pode nem poupar muito, nem gastar demais). É preciso ser criterioso com o quanto exige do corpo e da mente em cada etapa, pois a exigência é muito alta e você precisa completar o desafio, para só então descansar.

A esta altura você já percebeu que a crise que estamos enfrentando tem mais a ver com uma maratona do que com uma corrida de 100m ou 400m. E saber disso te traz grandes vantagens: permite estar adequadamente preparado para o desafio e ser diligente com o uso de seus recursos internos (emoções, talentos, habilidades, etc.) e externos (relacionamentos, finanças, etc.).

 

Desafio extra para líderes (incluindo os “sem cargo”)

 

Além de estar preparado para a maratona, você possivelmente tem um desafio extra ao longo do trajeto: influenciar, acolher, encorajar e dar direcionamento para as pessoas a sua volta.

Tanto durante a quarentena quanto depois as pessoas estão buscando apoio naqueles em quem confiam: uma palavra, uma referência de como se portar, uma oração, uma direção. Elas estão precisando de suporte.

Como cristãos e como líderes somos responsáveis por oferecer uma mensagem que influencia e ajuda as pessoas a continuarem firmes em momentos assim.

Mas então, como fazer tudo isso? Como manter-se saudável e ainda ajudar os outros a se manterem assim também? Como ser agente de paz e segurança em tempos de incerteza?

Foi pensando em te ajudar a responder estas perguntas que realizamos uma live no dia 04/05/20. Em uma conversa entre a Sara Macedo, diretora do Instituto Resonare, e o Leandro Silva, psicólogo e pastor, foram apresentados 3 pontos principais e trazemos a seguir um resumo para você:

  1. Comece por você
  2. Influencie outros
  3. Seja intencional

Neste artigo vamos compartilhar com você as principais dicas de cada um dos tópicos. Fique com a gente!

 

1. COMECE POR VOCÊ

 

Antes de falar sobre qualquer influência que você queira exercer, precisa começar com você mesmo. A autopercepção e decisão sobre o que fazer com quem você é pode ser determinante para a forma como você vai passar pelo tempo de crise. Veja as 2 principais dicas que compartilhamos na live e trazemos aqui para você:

 

Dica 1: Conheça “o que a Bíblia diz sobre quem você é”

A Bíblia tem resposta para todos os desafios da vida. Ela pode ser uma incrível fonte de autoconhecimento para você. Por exemplo, a Bíblia diz que você é filho de Deus, amado do Senhor, servo do Senhor, protegido na Rocha, e muito mais. Se apropriar do que a Bíblia diz te ajuda a ter clareza sobre quem Deus é e que Ele é em você, e a lidar com as situações da vida, incluindo as crises. Se você quiser mergulhar neste assunto, uma boa dica é o nosso plano de leitura no aplicativo da YouVersion.

 

Dica 2: Desenvolva inteligência emocional

Lidar com as situações da vida de forma adequada, com o gerenciamento das suas emoções e reações. Você não precisa lidar com as situações conforme elas se apresentam. Por exemplo, se uma situação se apresenta com tensão e medo, você pode respirar e respondê-la com paz e confiança em Deus. Mas isso só é possível se você estiver “presente”, sair do automático e refletir antes de reagir.

 

2. INFLUENCIE OUTROS

 

Não podemos estar fechados em nosso mundo e não servir àqueles a nossa volta. Como cristãos, somos chamados para ser sal e luz, sinalizando o Reino de Deus para as pessoas com quem convivemos. Mas precisamos fazer isso também de forma saudável para nós e para elas. Escolhemos 2 dicas que compartilhamos na live para você influenciar as pessoas durante a crise:

 

Dica 3: Entenda as necessidades das pessoas a sua volta

Para realmente ajudar as pessoas é preciso compreender que tipo de ajuda estão precisando. Para isso, é essencial olhar para cada um com empatia, compaixão e desprendimento de si mesmo, isto é, não ficar focado nos próprios problemas e perceber que estamos todos passando pelo desafio.

 

Dica 4: Antes de ajudar, confirme se a pessoa realmente quer receber ajuda

Evite “perceber” que a pessoa deseja ser ajudada e iniciar a ajudá-la sem antes realmente ver se é o que ela quer e se é a forma como ela deseja ser ajudada. Você não pode querer ajudá-la mais do que ela quer ser ajudada.

 

Dica 5: Estabeleça um prazo para a ajuda

Ao se envolver em um processo de ajuda, tenha clareza de quanto tempo está disposto a ajudar versus quanto tempo será saudável para a pessoa receber ajudar. E comunique este prazo. Isso favorecerá – e muito – para você não exceder seus limites.

 

3. SEJA INTENCIONAL

 

Não se conclui uma maratona sem ser intencional. Atravessar crises, ajudar outros no caminho e completar a tarefa sem perecer pelo caminho (ou pelo menos chegar do outro lado com a melhor parte de você intacta), exige intencionalidade, quer dizer, fazer com intenção e propósito. Veja 3 das dicas para você ser intencional enquanto atravessa a crise:

 

Dica 6: Escolha o que entra na sua mente

Você está sendo bombardeado de informações, notícias verdadeiras e falsas, opiniões alheias etc. Tudo aquilo que deixamos entrar em nossa mente tem a capacidade de influenciar nosso estado emocional e nossa saúde física, emocional e espiritual. Escolha aquilo que você vai deixar entrar em sua mente. Exclua o que te desperta ansiedade e ressentimento e deixe entrar aquilo que traz vida e renova a sua confiança em Deus.

 

Dica 7: Seja intencional naquilo que compartilha com as pessoas

Aquilo que você compartilha impacta as pessoas que recebe. Como um cristão e alguém que deve ser sal e luz, quando você replicar um conteúdo ou emitir uma opinião precisa carregá-los de vida e esperança em Deus. Se despertam raiva, medo ou algum tipo de angústia, não deve ser repassado.

 

Dica 8: Permita-se transcender e ir para outro nível

Enxergar a perspectiva espiritual e os significados maiores e mais profundos da vida dá a você um senso de conexão com Deus e com as pessoas. Mas isso só é possível se sair do automático e ter um tempo intencional de reflexão em solitude. Você é o responsável pelo seu processo de existência e negligenciar este aspecto o fará buscar a satisfação nos prazeres mais efêmeros e automáticos da vida.

 

Para encerrar, precisamos reforçar uma mensagem antiga, mas que é mais atual do que nunca: Jesus não perdeu o controle do mundo, nem da sua família, nem da sua vida. Ele continua sendo Deus e o Seu plano está em pleno desenvolvimento. Ele continua resgatando para si todas as coisas e você é parte importante da realização da vontade Dele no mundo. Por isso, quando os dias estiverem mais angustiantes ou inseguros, volte seus olhos para Ele e apenas confie no que Ele já disse em Sua Palavra. Ele não prometeu que não passaríamos por crises, nem que nos pouparia dos problemas do mundo. Mas prometeu que o Espírito Santo estaria conosco todos os dias, até a Sua volta! Então apenas confie, mantenha-se saudável, ajude outros e seja intencional em fazer tudo isso!

Esperamos ter abençoado sua vida com este material. Se isto aconteceu não deixe de comentar abaixo para conhecermos você melhor e sabermos como o nosso material fez sentido pra você.

Se te abençoou, compartilhe com seus amigos e familiares para abençoá-los também.

 

Para receber o registro completo da live “Como atravessar a crise de forma saudável”, com 17 dicas e as principais citações, é só clicar no botão abaixo.

Quero receber o REGISTRO COMPLETO da live

Posts Relacionados

Qual o seu Temperamento?

Qual o seu Temperamento?

Por que que será que falar sobre temperamentos sempre desperta o interesse das pessoas? Nosso palpite é que, como seres humanos, amamos entender mais sobre nós mesmos, como funcionamos, porque fazemos o que fazemos. De modo geral nutrimos o desejo de saber mais sobre...

O dossiê da Identidade e Autoconhecimento

O dossiê da Identidade e Autoconhecimento

Autoconhecimento é uma das principais características das pessoas que têm um bom gerenciamento emocional e são capazes de lidar com os desafios da vida de forma saudável. Mas o que geralmente não te contam é que ele é só parte do que você realmente precisa praticar e...

Tudo o que você precisa para desenvolver a sua Empatia

Tudo o que você precisa para desenvolver a sua Empatia

Empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa. A Bíblia ensina que devemos amar uns aos outros. Também ouvimos o tempo todo na igreja como é importante vivermos em comunhão com as pessoas e amá-las como Jesus nos amou. O problema é que praticar, de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This