Nas últimas duas semanas compartilhamos preciosas lições de liderança vivenciadas na prática na Jornada Envisionar, realizada para capacitação de líderes cristãos. Separamos três lições, sendo elas:
Lição 2 – Sim, os melhores líderes continuam aprendendo sempre.
E hoje, o terceiro e último aprendizado para líderes que buscam excelência em suas práticas de liderança.
Lição 3 – A equipe tem um gigantesco potencial adormecido esperando para ser despertado.
A terceira e última lição tem a ver tanto com a equipe da qual fiz parte quanto dos grupos que receberam nossos treinamentos.
Cada um de nós recebeu de Deus um conjunto de características que é único e está a disposição para ser utilizado para quaisquer que sejam os objetivos.
Uma vez que estas características (talentos, dons, habilidades, etc.) são estimuladas para se transformarem de potencial para realização, as pessoas correspondem com empenho e prazer por sentirem-se úteis e capazes de fazer e ser melhor do que já fazem e já são.
Basta que o líder acredite neste potencial e se disponha a servir as pessoas de sua equipe no despertamento de suas habilidades e talentos para algo em que estão dispostas a dedicar seu tempo e até a sua vida. Dê espaço para que criem, que assumam responsabilidades e que realizem tarefas que as colocarão à prova.
Os depoimentos da equipe e dos grupos da Jornada confirmam esta lição: “estou no céu”, “não sabia que era tudo isso”, “quando nos colocamos à disposição para servir, as coisas começam a acontecer”, entre tantos outros.
Vale a pena o líder estar próximo da equipe, desafiá-la e nela confiar para realizar aquilo que são capazes – basta pedir-lhe, acreditar e permitir que o potencial se concretize em resultados. Do contrário, ele continuará centralizando decisões e a equipe não amadurecerá, sendo impedida de manifestar seu melhor desempenho.
Equipe coesa, melhoria contínua e potencial em ação: assim podemos resumir os três importantes aspectos da liderança e da gestão de equipes de alto desempenho que todo líder precisa observar para conquistar os resultados almejados para atingir a visão.
E quanto a você? Como está a sua liderança em relação a estes aspectos? Reflita a respeito e comece já a fazer os devidos ajustes. Garanto que valerá a pena!
Por Sara Macedo
Diretora do Instituto de Coaching Cristão
Quer aprender a destravar o potencial da sua equipe?
0 comentários