LIÇÃO 3 – DESPERTANDO O POTENCIAL DA EQUIPE

por set 16, 2015Blog0 Comentários

Nas últimas duas semanas compartilhamos preciosas lições de liderança vivenciadas na prática na Jornada Envisionar, realizada para capacitação de líderes cristãos. Separamos três lições, sendo elas:

Lição 1 – Quando a equipe acredita nos mesmos propósitos que o líder, ela se engaja sem medir esforços.

Lição 2 – Sim, os melhores líderes continuam aprendendo sempre.

E hoje, o terceiro e último aprendizado para líderes que buscam excelência em suas práticas de liderança.

Lição 3 – A equipe tem um gigantesco potencial adormecido esperando para ser despertado.

A terceira e última lição tem a ver tanto com a equipe da qual fiz parte quanto dos grupos que receberam nossos treinamentos.

Cada um de nós recebeu de Deus um conjunto de características que é único e está a disposição para ser utilizado para quaisquer que sejam os objetivos.

Uma vez que estas características (talentos, dons, habilidades, etc.) são estimuladas para se transformarem de potencial para realização, as pessoas correspondem com empenho e prazer por sentirem-se úteis e capazes de fazer e ser melhor do que já fazem e já são.

Basta que o líder acredite neste potencial e se disponha a servir as pessoas de sua equipe no despertamento de suas habilidades e talentos para algo em que estão dispostas a dedicar seu tempo e até a sua vida. Dê espaço para que criem, que assumam responsabilidades e que realizem tarefas que as colocarão à prova.

Os depoimentos da equipe e dos grupos da Jornada confirmam esta lição: “estou no céu”, “não sabia que era tudo isso”, “quando nos colocamos à disposição para servir, as coisas começam a acontecer”, entre tantos outros.

Vale a pena o líder estar próximo da equipe, desafiá-la e nela confiar para realizar aquilo que são capazes – basta pedir-lhe, acreditar e permitir que o potencial se concretize em resultados. Do contrário, ele continuará centralizando decisões e a equipe não amadurecerá, sendo impedida de manifestar seu melhor desempenho.

Equipe coesa, melhoria contínua e potencial em ação: assim podemos resumir os três importantes aspectos da liderança e da gestão de equipes de alto desempenho que todo líder precisa observar para conquistar os resultados almejados para atingir a visão.

E quanto a você? Como está a sua liderança em relação a estes aspectos? Reflita a respeito e comece já a fazer os devidos ajustes. Garanto que valerá a pena!

 

Por Sara Macedo

Diretora do Instituto de Coaching Cristão

 


Quer aprender a destravar o potencial da sua equipe?

SEJA UM LÍDER COACH CRISTÃO

Posts Relacionados

Uma imersão no Autoconhecimento

Uma imersão no Autoconhecimento

Responde rápido: de 0 a 10 (zero é nada e dez é totalmente) o quanto você considera que se conhece? Respondeu? Então estamos prontos para ir em frente rumo à imersão do seu autoconhecimento. Você sabia que o autoconhecimento é uma das competências da inteligência...

Qual o seu Temperamento?

Qual o seu Temperamento?

Por que que será que falar sobre temperamentos sempre desperta o interesse das pessoas? Nosso palpite é que, como seres humanos, amamos entender mais sobre nós mesmos, como funcionamos, porque fazemos o que fazemos. De modo geral nutrimos o desejo de saber mais sobre...

O dossiê da Identidade e Autoconhecimento

O dossiê da Identidade e Autoconhecimento

Autoconhecimento é uma das principais características das pessoas que têm um bom gerenciamento emocional e são capazes de lidar com os desafios da vida de forma saudável. Mas o que geralmente não te contam é que ele é só parte do que você realmente precisa praticar e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This