Escolha uma Página

REUNIÕES PRODUTIVAS

por nov 11, 2015Blog1 Comentário

Reuniões de igreja ou de equipes de trabalho podem ser enfadonhas e trazerem a sensação de tempo desperdiçado. Isso acontece porque geralmente elas não têm um tema específico e não levam as pessoas muito adiante de onde já estavam.

Você sabia que suas reuniões podem se tornar mais produtivas adotando alguns princípios simples de coaching?

Além de um processo, o coaching é também uma habilidade que conta com princípios muito úteis para situações que envolvem objetivos e interação entre pessoas. Veja a seguir dois destes princípios:

1) Entre na reunião com um “para quê”

Precisamos ter um “para que” em tudo o que fizermos. “Para que” significa o resultado desejado, o objetivo de se fazer ou decidir algo.

Por exemplo, marcamos uma reunião com a equipe. Para quê? Qual o resultado desejado com a reunião? Quando sairmos da sala, o que precisaremos ter resolvido?

Responder claramente a estas perguntas e comunicar as respostas aos participantes antes da reunião, ajudará a todos manterem o foco e perseguirem os resultados desejados. Com o “para que” em mente, nada mais poderá entrar na pauta, a não ser assuntos que contribuirão para atingir os objetivos da reunião.

Assim, você evita que as reuniões tornem-se muros de lamentações (ou momentos de desabafo) e elas serão mais rápidas e produtivas.

2) Acompanhamento

Outra característica de coaching que contribui para reuniões é o acompanhamento (chamado de follow up). O líder ou o organizador deve sempre acompanhar o andamento das tarefas pós reunião para garantir que sejam realizadas e o objetivo comum seja alcançado conforme o planejado.

Cada assunto resolvido na reunião que demandar uma ação posterior deverá ter um responsável pela sua realização; e o responsável sairá da reunião já com a data definida para a prestação de contas da atividade assumida.

Pessoas precisam de incentivo e motivação para manterem-se em ação, por isso a prestação de contas com prazo determinado dá a elas o senso de comprometimento e importância naquilo em que estão envolvidas.

 

Utilizar os princípios “para que” e “acompanhamento” ajudarão as equipes a conquistarem mais resultados, gerando maior comprometimento e motivação das pessoas envolvidas e tornando suas reuniões mais agradáveis e produtivas.

 

Deus te abençoe!

Por Sara Macedo

Diretora do Instituto de Coaching Cristão


Quer gerar foco e resultado em suas conversas e reuniões?

SEJA UM COACH CRISTÃO

Posts Relacionados

Propósito: o que é e como encontrar o seu

Propósito: o que é e como encontrar o seu

Na jornada da vida, uma das questões mais profundas que podemos nos deparar é a busca pelo propósito. Esse desejo inato de encontrar significado e direção orienta nossas escolhas, molda nossas ações e influencia o curso de nossas vidas. Mas afinal, o que é propósito?...

Vivendo pelos seus valores

Vivendo pelos seus valores

Valores são os princípios absorvidos e desenvolvidos por uma pessoa ao longo da vida, influenciados pelo exemplo dos pais, da cultura, dos relacionamentos, etc. e que determinam suas atitudes, pensamentos e sentimentos. É o que se acredita e valoriza. Entre as...

1 Comentário

  1. tayan botelho

    Deus abençoe todo esse trabalho feito pelo coach cristão,sou de Ananindeua(PA),e com certeza farei as reuniões na igreja que eu faço parte através desse trilho

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *