Escolha uma Página

Coaching Cristão: ferramenta de transformação

por nov 30, 2020Blog0 Comentários

Saiba porque o Coaching Cristão é uma ferramenta que vai ajudá-lo a cumprir sua vocação e ser um agente de transformação.

Pegue uma folha de papel e uma caneta. Se você tivesse que escrever pelo menos 2 objetivos ou desejos que tem na vida, faria isso em quanto tempo? Tenho certeza que não levaria muitos minutos. Afinal, aspirações não costumam faltar dentro de nós e normalmente temos algumas dessas vontades bem nítidas na cabeça.

 

A questão mais óbvia e que você já deve saber é que pouco adianta alimentar anseios se eles, em algum momento, não forem devidamente analisados e transformados em propósitos e metas. Como cristãos também sabemos que os desejos que chegam ao nosso coração nem sempre estão alinhados à vontade de Deus e, por isso, precisam ser lapidados, como pedras brutas que se transformarão em diamantes.

 

Não dá para simplesmente viver compelido por esses anseios que povoam nossa mente e coração e não olhar com sinceridade para eles. Todos devemos viver de forma intencional, com propósitos bem claros, exercendo nossa vocação de forma intensa e ajudando outras pessoas a fazerem o mesmo. E como podemos fazer isso?

 

O Coaching Cristão é uma ferramenta que pode ajudar muito nessa construção. Você sabe o que é? Entenda mais do assunto neste artigo.

 

O que é o Coaching?

 

O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento de pessoas. E o coach – aquele que guia o processo – é um facilitador na conquista de objetivos. Ele ajuda as pessoas a identificarem seus obstáculos, a se prepararem para superá-los para, então, conquistarem o futuro desejado.

 

Todo o processo acontece em um ambiente de parceria entre o coach e a pessoa em desenvolvimento. Por meio de encontros e um conjunto de técnicas, o coach leva a pessoa a pensar sobre sua própria identidade, reconhecer e desenvolver suas forças naturais, aprender novas competências e colocar em prática uma estratégia para alcançar o que deseja.

 

Não tem nada a ver com “pílulas mágicas de resolução de problemas”, como alguns podem acreditar. É um processo de facilitação e de profundo conhecimento de si mesmo, que leva à observação, reflexão crítica, tomadas de decisões, estabelecimento de metas e transformação.

 

O que diferencia o Coaching Cristão?

 

O Coaching Cristão é um processo personalizado de desenvolvimento de pessoas, fundamentado nos ensinamentos bíblicos. Isso quer dizer que, diferente de outras modalidades de coaching que têm base humanista e são, portanto, fundamentadas na capacidade do próprio homem mudar sua realidade, o Coaching Cristão é um processo cristocêntrico. O evangelho de Jesus Cristo molda a cosmovisão do Coaching Cristão.

 

Isso faz toda a diferença porque muda as perguntas básicas que a pessoa faz sobre si mesma e sobre o que ela quer ser e fazer neste mundo. No coaching tradicional, as pessoas são orientadas a partir da ideia de que elas são capazes de  realizar praticamente tudo aquilo que desejarem se tiverem se decidido e trabalharem para conquistar isso.

 

No Coaching Cristão parte-se do princípio de que o homem foi afetado pelo pecado na queda e que sua única salvação está em Jesus Cristo. Em outras palavras, o poder de transformação está em Deus e não em nós. Isso, de maneira nenhuma, invalida o esforço e a participação humana no processo de desenvolvimento pessoal, mas nos coloca no lugar certo de criaturas e filhos de Deus.

 

Enquanto o coaching tradicional parte de perguntas humanistas como “o que você deseja?” e o “o que te define?”, o Coaching Cristão propõe reflexões a partir dos princípios bíblicos. “Quem é você” é uma pergunta que a pessoa responde olhando para o evangelho e para o que o próprio Deus diz sobre ela. Essa identidade primária como filhos de Deus, libertos, pecadores e novas criaturas é incrementada às nossas características individuais e únicas. E é a partir dessa mistura que moldamos nossos objetivos.

 

O processo do Coaching Cristão propõe mudanças reais e duradouras, pois são baseadas na vontade de Deus. Os propósitos definidos a partir do trabalho guiado por essa cosmovisão produzem frutos eternos e não deixam aquela sensação de insaciedade que é mais comum em processos puramente humanistas.

 

O que NÃO é Coaching Cristão?

 

Outro jeito bem fácil de você entender o Coaching Cristão é eliminar ideias erradas que talvez possam confundi-lo sobre o que realmente é esse processo. Em outras palavras, é importante que você saiba o que NÃO é Coaching Cristão.

 

Não é buscar versículos bíblicos para embasar a cosmovisão humanista

 

Como já dissemos, o Coaching Cristão é cristocêntrico. Então, não tem nada a ver com adaptar o coaching tradicional ao ambiente cristão, a partir apenas de versículos bíblicos. As verdades do evangelho de Jesus Cristo são o ponto de partida para todo o processo de reflexão e construção de metas.

 

Não é usar a fé para conquistar aquilo que seu coração quer

 

O trabalho feito no Coaching Cristão leva em conta suas características individuais e seus desejos como humano, mas por ser um processo cristocêntrico, tudo é submetido à uma análise baseada na cosmovisão do evangelho. É por isso que não dá pra embarcar nesse processo imaginando que poderá seguir todos os desejos do seu coração sem a devida reflexão e consulta à vontade de Deus.

 

Não é desculpa para o ativismo

 

Encontrar seu propósito e estabelecer seus objetivos para contribuir com o Reino de Deus não tem nada a ver com encher sua agenda de afazeres em nome de Deus. Na verdade, um processo de coaching cristão provavelmente vai mostrar que, para cumprir seus objetivos, você terá que cortar muitas coisas na sua rotina, que o distraem do que realmente tem que fazer.

 

O Coaching Cristão é para quem?

 

O processo de desenvolvimento pessoal a partir dos princípios bíblicos é para todos os cristãos que desejam viver de forma intencional e cumprir seus propósitos no Reino de Deus. Além disso, todos que exercem algum tipo de liderança – sejam pastores, professores, pais ou conselheiros – podem assumir a posição de coach cristão e ajudar as pessoas a encontrarem seus objetivos e servirem com sua bagagem de vida, que é única.

 

O Coaching Cristão é para aquelas pessoas que compreenderam que precisam ser resposta de Deus ao mundo e querem desenvolver pessoas de forma intencional e estruturada. É também para quem deseja melhorar seu autoconhecimento, aprender a planejar, melhorar sua comunicação e seus relacionamentos. O processo também é extremamente útil para cristãos que lideram grupos pequenos e ministérios na igreja ou equipes no mundo corporativo.

 

Por outro lado, o Coaching Cristão NÃO é para quem está buscando uma salvação ou “a” solução para sua igreja ou sua vida. Isso só Jesus pode dar! Também não é para pessoas que buscam seguir uma vida centrada em si mesmo. Por fim, o Coaching Cristão não é a escolha certa para quem não se importa em sinalizar o Reino de Deus ao mundo.

 

Como o coaching faz diferença na prática?

 

Você já sabe que seu desenvolvimento pessoal e como cristão depende do quanto você está disposto a conhecer a Deus e o que ele quer para você. Também está diretamente ligado à sua capacidade de estabelecer metas de acordo com sua vocação e cumpri-las.

 

Mas, nem sempre esse processo é simples e intuitivo. E é nesse momento que o Coaching Cristão entra como uma ferramenta facilitadora. Ele provoca a reflexão, ajuda a estruturar o pensamento, os passos de ação e move a pessoa a agir de forma prática.

 

Nesse processo, a pessoa em desenvolvimento é levada a pensar de forma crítica o tempo todo, de maneira que ela desenvolve autonomia e se envolve com o próprio aprendizado. É a lógica do “faça-me pensar, não me dê as respostas”. O coach constantemente devolverá a pergunta que o aprendiz fizer. Diante de um questionamento, por exemplo, ele poderá responder: “o que a Bíblia diz a respeito?”. Dessa forma, a responsabilidade de buscar o conhecimento e o crescimento é compartilhada com a pessoa em desenvolvimento.

 

Passar por esse processo também pode ajudá-lo como líder no desenvolvimento de outras pessoas. Vale lembrar que o Coach Cristão é um canal de Deus e usa as ferramentas e técnicas para fortalecer pessoas e ajudá-las a serem a melhor versão de si mesmas, isto é, serem mais parecidas com Jesus.

 

Em trabalhos como discipulado, aconselhamento e outros processos de mentoria, é importante que o líder saiba conduzir o aprendiz, ajudando-o a enxergar os próprios erros e a identificar em si mesmo características úteis para o próprio crescimento. As técnicas do Coaching Cristão ajudam esses líderes nesse processo de facilitação. Com as ferramentas e as perguntas certas, eles serão capazes de virar chaves nas mentes de seus liderados, sem que para isso precisem falar em excesso ou entregar tudo mastigado.

 

Perceba que a proposta é muito benéfica não só para a pessoa que está em desenvolvimento, mas também para o líder. Isso porque o mentor não precisa estar no controle o tempo todo, dando ordens a um aprendiz dependente. Pelo contrário, o líder entende que a responsabilidade sobre o desenvolvimento do outro não está em suas mãos: ela é principalmente daquela pessoa e de Deus.

 

O Coaching Cristão ajuda a pessoas a gerarem frutos onde estiverem. Nos transforma em cidadãos melhores, pais mais envolvidos, vizinhos solidários, consumidores mais conscientes, funcionários mais produtivos.

 

Por que usar as técnicas do coaching?

 

Talvez você esteja se questionando por que passar pela experiência do Coaching Cristão, se você já tem a Bíblia como manual. De fato, a Bíblia tem resposta para tudo, mas isso não impede que você escolha ferramentas para entender melhor e aplicar as verdades bíblicas.

 

O exemplo mais simples para isso são os próprios livros escritos por autores cristãos. Por que lemos esse material se já temos a Bíblia? Porque eles nos apontam caminhos a partir do evangelho e nos ajudam a praticar os mandamentos de Jesus.

 

A Bíblia deixa claro como Deus ama o desenvolvimento de pessoas a partir do relacionamento. A missão de Jesus na Terra foi baseada nisso! Mas, como cumpriremos essa missão sem as ferramentas certas? Precisamos aprender como fazer isso e o Coaching Cristão é uma ótima alternativa para apontar caminhos.

 

Como funciona o nosso método

 

O Método IOPAM®, criado pelo Instituto Resonare, é exclusivo. Ele prepara cristãos para atuarem no desenvolvimento de pessoas por meio da abordagem de coaching. Durante o curso, os alunos aprendem técnicas e ferramentas que fortalecem a identidade, ajustam o foco, prepara para superar obstáculos e entrar em ação. Tudo isso para auxiliar as pessoas a realizarem o que Deus quer, sinalizando o Reino e promovendo mudanças saudáveis em qualquer ambiente, seja igreja, família, empresa ou círculo de amizades.

Conheça o curso Formação em Mentoria e Coaching Cristão clicando aqui.

A metodologia o ajudará a mergulhar no autoconhecimento a partir da leitura bíblica; a planejar objetivos e a equilibrar as áreas da vida. Trará resultados como uma comunicação mais eficaz, melhoria nos relacionamentos pessoais, profissionais e eclesiásticos.

 

Além disso o capacitará no processo de desenvolvimento de outras pessoas, ajudando-o a conduzir conversas produtivas que levem os liderados a pensarem por conta própria e a assumirem a responsabilidade por suas decisões e ações. Você ajudará as pessoas a se aproximarem da melhor versão de si mesmas, fazendo aquilo para o que foram chamadas, com clareza da identidade e conquistando objetivos de forma saudável e duradoura.

 

O processo é baseado em cinco etapas. Veja cada uma delas:

 

Identidade

 

É o momento em que a pessoa entende quem ela é com base naquilo que enxerga em si mesma e também no que a Bíblia diz. A partir dessa reflexão, ela passa trabalhar e a fortalecer essa identidade.

 

Objetivos

 

Depois de entender sobre si mesma, o próximo passo é pensar sobre os objetivos. É nessa fase que surgem perguntas como: “O que você quer?”, “O que Deus quer?” e “O que você vai fazer?”. A partir delas a pessoa será capaz de construir metas.

 

Preparação

 

Com os objetivos estabelecidos, a nova missão passa a ser a preparação para alcançá-los. Isso provavelmente vai exigir muitas adaptações, como revisão de crenças e hábitos, organização do tempo e orçamento, entre outras ações.

 

Ação

 

É o momento de colocar em prática as decisões e objetivos. É uma etapa dolorosa e que exige firmeza e compromisso. Nessa etapa é muito comum recorrer aos aprendizados da primeira: lembrar quem é você e quem é Deus será essencial para cumprir seus objetivos.

 

Melhoria Contínua

 

A última fase, como o próprio nome diz, é, na verdade, uma fase contínua. Trata-se da permanência nos passos anteriormente dados mesmo sem o acompanhamento de perto do coach.

 

Caminhe com a gente!

O Instituto Resonare tem a missão de

“Equipar cristãos cuja forma preferida de fazer a diferença no mundo é desenvolvendo pessoas, incluindo a si mesmos. Fazemos isso criando e disponibilizando conteúdos, artigos, materiais, ferramentas e cursos gratuitos e pagos, para que esses cristãos sejam canais ativos de transformação onde estiverem.

No nosso blog e nas nossas redes sociais você encontrará um grande volume de conteúdo gratuito que o ajudará nessa caminhada. No nosso site também conhecerá mais dos nossos cursos e formações. Visite nossos canais e venha caminhar com a gente:

Por fim, indicamos que você conheça nossos cursos e identifique qual vai te levar para o seu próximo nível, a partir do momento que está:

  • O Cristão e o Trabalho – Encontre um novo significado para o seu trabalho e faça a diferença também no ambiente profissional!
  • Fundamentos do Coaching Cristão – Estruture conversas transformacionais para ajudar pessoas com os fundamentos do Coaching Cristão.
  • Formação em Mentoria e Coaching Cristão – Leve o desenvolvimento de pessoas ao próximo nível com as ferramentas e técnicas da mentoria e do coaching cristão para liderar e impactar as pessoas.
    Você pode, inclusive, se tornar um coach profissional!

Conte com a gente na sua jornada!

Posts Relacionados

O jeito certo de liderar

O jeito certo de liderar

Liderar pessoas é uma das missões mais nobres que você pode exercer! Já parou para pensar sobre o impacto que você pode causar na vida das pessoas e ao mesmo tempo o resultado que pode gerar para as organizações – sejam igrejas, empresas, ONGs? Por outro lado, “com...

Como unir fé e trabalho?

Como unir fé e trabalho?

Depois de um domingo abençoado, cheio de comunhão na igreja e mensagens que te consolam ou exortam, finalmente chega a segunda-feira. O dia mais temido entre os trabalhadores! Uma verdadeira quebra daquele clima espiritual do fim de semana. Começa mais uma semana de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *